FESTA DA FREGUESIA
Aconteceu no dia 27 de julho de 2022, quarta-feira, a primeira edição do DIA DA FREGUESIA.
Nesse dia, comemoramos os 214 anos que D. João VI elevou Mambucaba a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Mambucaba.
Em dois turnos, manhã e tarde, alunos de escolas da região participaram da programação.
Os alunos da manhã assistiram ao show “Mambucaba: De Cabral ao Café”, com os músicos do Mambucaba Trio, grupo autoral que conta e canta histórias de Mambucaba, tendo Cagério (voz e violão), Jefinho (Violão solo) e Milton Barros (percussão).
À tarde, a programação infantil contou com a presença cênica de professores da Escola Positiva Idade, na qual apresentaram o show musical “Eu já navegava nessas águas quando você chegou”.
Esse show retrata a utilização das canoas pelos índios Tupinambás, na era Cabralina.
Após as apresentações, as crianças cantaram o Hino a Mambucaba e visitaram as exposições.
À noite, as atividades foram direcionadas aos adultos.
O músico Cristiano Ferreira abriu a programação noturna interpretando chorinhos e valsas com seu bandolim.
Logo após, o público adulto pôde ouvir a história de Mambucaba em versos e músicas de Cagério de Souza, com o Mambucaba Trio.
Uma roda de conversas aconteceu com Carlos Eduardo da Silva, Presidente do IPHAR, e com Thiago Luiz de Oliveira, fundador e diretor da Cachaçaria Caminho do Ouro, que nos falaram um pouco sobre a vida caiçara e sobre a cachaça na região de Mambucaba, respectivamente.
Após a roda de conversas, Milton Barros, Renata Sodré e Cagério conversaram sobre a fundação da Associação Cultural Mambucaba Sempre Viva, sobre a celebração do Dia do Idoso, que aconteceu no dia anterior e sobre essa primeira edição do Dia da Freguesia.
O proprietário da Cachaçaria Caminho Real, retomou o palco e ofereceu um momento de degustação guiada de cachaça.
A noite terminou com a belíssima apresentação de Tomaz Barros, que nos brindou com muito forró em voz e violão, com Milton Barros na percussão e Jefinho no violão solo.
Sucesso total de público e de realização, o Dia do da Freguesia passa a fazer parte das atividades propostas pela Associação Cultural Mambucaba Sempre Viva.
Essa e outras atividades fazem parte do calendário Cultural de Mambucaba, que pode ser acompanhada no site http://cagerio.art.br .