PROJETO ANGRA MUSICAL
Projeto piloto de reativação dos polos musicais e Implantação do Conservatório Angrense de Música
Prezados Senhores.
Introdução
Angra dos Reis contava até 2017 com um POLO MUSICAL que foi instalado no bairro do BELÉM, na Escola Municipal Tânia Rita e, que foi FECHADO por motivo desconhecido por nós.
Inquietos ao ver este Decreto não sendo cumprido como previsto, apresentamos aqui breve sugestão que visa criar bases para a criação de PROJETO PILOTO ANGRA MUSICAL de implantação de música no Município de forma a organizarmos paulatinamente polos, aulas nas praças, aulas nas escolas e o Conservatório Municipal de Música.
Acreditamos que a manutenção do Polo Musical se dará quando o mesmo for criado oficialmente enquanto Escola, e não somente como um PROJETO, e forem criados cargos específicos de professores de música para ele.
(O polo foi reaberto, mas logo foi desativado definitivamente, com os instrumentos sendo “doados” para a Escola Militarizada).
ATUAL SITUAÇÃO DO POLO MUSICAL DE ANGRA DOS REIS
O Polo Musical Yumi Faraci foi criado no dia 31 de Janeiro de 2011 na Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira Teixeira, e inaugurado em 14 de maio do mesmo ano, graças ao empenho de diversos profissionais que ali passaram.
Foi uma luta braçal travada por estes profissionais que se doaram para que o Polo tivesse suas atividades funcionando.
Busquei nos B.O.s. da Prefeitura a legislação de criação do Pólo Musical e, infelizmente tudo me leva a crer que o Polo não exista legalmente, o que me preocupa pois, não existindo legalmente, não existe qualquer garantia que outros governos o manterão em atividade. (trata-se apenas de uma ação instalada por decreto, não tendo oficialização enquanto escola municipal).
A começar, desde a sua criação, até os dias de hoje, não existe lotação oficial de professores formados em música no Polo musical, uma vez que o Polo é PROJETO e não escola, não podendo lotar professores, ainda que o município tenha profissionais capacitados e aprovados em concurso para atuarem em ESCOLAS.
Da mesma forma, uma vez que não é escola, o POLO MUSICAL YUMI FARACI nunca contou com quadro de direção mas, apenas com coordenadores escolhidos pela Secretaria, mas sempre com pouco apoio.
Em início de 2017, o POLO MUSICAL YUMI FARACI fechou suas portas, deixando lá dentro instrumentos e equipamentos de musical e, alunos sem aulas.
Posteriormente o Polo reabriu suas portas, até fechar definitivamente, e seus instrumentos serem transferidos para a Escola Militarizada.
Portanto, para que o Polo musical reabra suas portas, e cresça, assim como se crie o Conservatório Municipal de Música de Angra dos Reis, sugerimos aqui, de forma simplória, algumas pequenas ações.
PRIMEIRA AÇÃO
Reativar e Ampliar
Previsão de realização: Imediatamente, para início de atividades em conjunto com o ano letivo se 2018.
Reabrir e ampliar região de atuação do Projeto POLO MUSICAL YUMI FARACI, estendendo-o para outros bairros, em locais sem interferência de rivalidades entre bairros.
Desta forma, numa tentativa de expansão e manutenção do POLO MUSICAL YUMI FARACI, aos professores capacitados e efetivos na rede municipal, seriam oferecidas vagas para reabrir o polo e ampliá-lo para outros bairros.
O primeiro passo é buscar o atual número de professores de Arte do município, que tenham habilitação em Música. Em 2021, o município contava com 3 professores efetivos formados em música (Licenciatura em ARTE, com habilitação em música), além de um professor de Educação Física com rico conhecimento e formação em Música.
Em seu quadro, no mesmo ano, o município de Angra dos Reis conta com outros professores e monitores que, apesar de não lotados para a função, também têm alguma formação técnica em musica.
Com esta possibilidade, os profissionais podem estruturar esta primeira ação conforme abaixo:
- Cada professor disponibilizaria sua matrícula para exercer aulas de música nos polos, usando as 20 aulas (16 em aula e 4 de coordenação), conforme abaixo:
- Cada professor lecionaria 6 atividades em cada polo musical, num total de 12 aulas, a saber VIOLÃO, FLAUTA DOCE, PERCUSSÃO, CANTO CORAL, PRÁTICA DE CONJUNTO e aulas teóricas de (história da música, ditado, solfejos e teoria musical).
- Estas atividades seriam realizadas em dois bairros, em contra turno escolar do aluno participante.
- O planejamento dos Polos musicais será coletivo com os professores de cada polo, para se criar repertório da ORQUESTRA ESCOLAR DE ANGRA DOS REIS.
- As 4 aulas que sobraram serão utilizadas nos distritos dos polos para atender aos professores da rede daquele distrito.
JUSTIFICATIVA DA PRIMEIRA AÇÃO
A primeira ação justifica-se por
- Reabrir e oferecer música aos alunos da rede de ensino do município.
- Ampliar atividades para outros bairros
- Fortalecer relação entre bairros pois os grupos formariam a Orquestra Angrense de Música Escolar.
- Não acarretaria custos para o município pois os professores já fazem parte do quadro de servidores de carreira.
- Utilizaria os equipamentos e instrumentos que encontram-se desativados, precisando somente alguns reparos e aquisição de cordas.
SEGUNDA AÇÃO
Regulamentar Escola Municipal de Música
Previsão de realização: Final do ano de início do projeto.
Como segunda ação, ou concomitante com a primeira, precisamos regulamentar o pólo musical enquanto escola. Isso significa permitir que:
- Os profissionais licenciados em Arte com Habilitação em Música possam optar sem qualquer interferência Político partidária da Secretaria de Educação, ou qualquer outro segmento na escolha das aulas para estes estabelecimentos.
- Formar direção própria para organizar junto à Comunidade Escolar, as suas diretrizes.
- Estabelecer metas pedagógicas e objetivos pedagógicos acima de obrigações de apresentações impostas ou solicitadas por qualquer órgão que assim se sentir no direito.
- Permitir a criação de cargos específicos para o funcionamento das Escolas de Música de Angra dos Reis.
Os polos musicais terão caráter formativo, mas sem fornecer certificados ou diplomas.
Mesmo sendo formador, seu principal papel seria de incentivador a prática e o gosto musical.
TERCEIRA AÇÃO
Criação do cargo de docentes e monitores em música
Previsão de realização: Até o final do ano seguinte ao início do projeto.
Uma vez criados os Polos musicais, com o passar do tempo sentiremos necessidade de ampliá-los e, de criarmos o CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA para que o trabalho progrida.
Para que isso ocorra, será necessário oficializar os profissionais que trabalharão nas frentes de trabalho.
Desta forma, visualizamos como importante numa terceira etapa, criarmos os seguintes cargos de servidores:
DOCENTE 2 em Música – Profissional formado em Licenciatura em Música (Licenciatura em Artes com habilitação em Música).
Atuaria diretamente nos Polos musicais como professor e Coordenador do Polo, podendo atuar como docente nas escolas de Educação Infantil ao segundo Segmento.
No futuro, com a criação do Conservatório Municipal de Música, poderia atuar como coordenador deste também.
Atualmente este cargo já existe com o nome de DOCENTE 2 em ARTE. Profissional que atua legalmente em toda a rede com aulas para o segundo segmento não especificamente com música mas, com as 4 linguagens da Arte.
DOCENTE 1 em Música – Profissional formado em Educação (pedagogia ou, como cita a LDB, formação mínima em nível médio – Magistério) mas, como conhecimento comprovado por avaliação em Música ou, certificação de Conservatórios.
Atuaria como monitor nos Polos sob a coordenação dos Docentes 2 e/ou como professor de música na Educação Infantil e Primeiro segmento.
MONITOR DE MÚSICA – Prático em Música, sem formação pedagógica mas, com ensino médio completo.
Atuaria auxiliando nos polos ou escolas mas, em especial em projetos paralelos escolares em Música (Fanfarras, Coro infantil escolar).
Seria supervisionado pelos Coordenadores dos Polo ao qual estaria lotado.
QUARTA AÇÃO
Concurso para os cargos de docentes e monitores em música
Previsão: imediatamente após a criação dos referidos cargos e sua regulamentação.
Quantitativo inicial previsto:
1 Docente 2 para cada novo Polo
1 Docente 1 para cada novo Polo
1 ou 2 Monitores para cada distrito
Total estimado: 5 a 12 profissionais, conforme a demanda e as condições financeiras.
QUINTA AÇÃO
Criação do Conservatória Municipal De Música
Previsão: Em paralelo ao Concurso para docentes em música.
Trabalhariam neste conservatório, Docentes 2 em Música, preferencialmente com especialização em Música ou áreas pedagógicas.
O CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA Receberia alunos encaminhados pelos polos, concluintes do 9º ano ou já formados.
O CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA teria caráter formador e especializador, complementando o currículo do Ensino Médio.
Não exclusivamente, O CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA atuaria em parceria com as Escolas de Ensino Médio de Angra dos Reis especialistas em Educação (Curso de Magistério).
O Conservatória teria a função de preparar estes alunos para os vestibulares em Música, a formação musical para docentes 1 ao se formarem no magistério estarem aptos para lecionar música no município e, formar Monitores de Música.
Também seria objetivo do conservatório preparar e organizar a ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ANGRA DOS REIS, onde os alunos teriam como objetivo se formarem em músicos em diversos instrumentos.
SEXTA AÇÃO
Concurso para os cargos de docentes 2 para o Conservatório
Previsão de realização: Final de 2020
Uma vez criado o CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA, onde alguns DOCENTES 2 iniciariam seu trabalho, para que o trabalho progrida, seria importante a abertura de concurso para DOCENTES 2 para completarem o quadro de professores.
Estes DOCENTES 2 teriam disciplina específica definida em concurso, de forma a completarem a preparação de alunos para alguns instrumentos e para a ORQUESTRA ANGRENSE.
SUGESTÕES DE DOCENTES 2 ESPECÍFICOS.
Um Docente 2 por instrumento
DOCENTE 2 em Música – Profissional formado em Licenciatura em Música (Licenciatura em Artes com habilitação em Música e instrumento específico).
Atuaria diretamente CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA como professor de seu instrumento específico e de disciplinas complementares.
Sugerimos inicialmente os seguintes instrumentos;
Instrumentos populares Instrumentos Clássicos
BATERIA PIANO CLÁSSICO
VIOLA CAIPIRA FLAUTA TRANSVERSAL
VIOLÃO OBOÉ
BATERIA FAGOTE
CONTRABAIXO ELÉTRICO TROMPA
PIANO POPULAR CLARINETE
CAVAQUINHO SAXOFONE
PERCUSSÃO POPULAR CONTRABAIXO ACÚSTICO
VIOLA
VIOLINO
VIOLONCELO
TROMPETE
TROMBONE
PERCUSSÃO CLÁSSICA
COMPONENTES CURRICULARES DOS CURSOS
Sujeito a alteração, conforme conselho de escola apontar.
BACHAREL LICENCIATURA EM MÚSICA
Quadro técnico Complemento curricular*
Instrumento específico Instrumento específico
Instrumento complementar Instrumento complementar
História da Música História da Música
História da Arte História da Arte
Teoria musical Teoria musical
Solfejo e Ritmo Solfejo e Ritmo
Flauta doce
Canto Coral infantil
Didática musical infantil
RESUMO E OBSERVAÇÕES:
O Projeto prevê, portanto, a revitalização e ampliação do POLO MUSICAL YUMI FARACI, tirando-o do Status de Projeto e encaminhando-o ao de ESCOLA DE MÚSICA e planejamento para a implantação de música em todo município de Angra dos Reis, com formação do CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA e da ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ANGRA DOS REIS
O Projeto piloto prevê formação de profissionais para suprir o quadro de professores e de Monitores em música e, a ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ANGRA DOS REIS.
Os investimentos iniciais são irrisórios, uma vez que o quadro de servidores da Prefeitura já conta com professores capacitados e legalizados para iniciar a PRIMEIRA E SEGUNDA AÇÃO que é a de reativar e ampliar o POLO MUSICAL DE ANGRA DOS REIS.
As demais ações são previsões para se conseguir no máximo em 2 4 anos se concretizar o projeto na íntegra. Portanto, as demais ações não são inibitórias da revitalização, ampliação e oficialização da ESCOLA DE MÚSICA DE ANGRA DOS REIS.
Assim, Com empenho, no prazo de 4 anos, sairíamos da atual situação que o Pólo chegou, para atingir um início de processo de um CONSERVATÓRIO ANGRENSE DE MÚSICA, que pode ser opcional ou realizável numa nova gestão administrativa.
com o início do projeto piloto, já se iniciará um trabalho sólido, não somente o Centro ou região central (Belém) mas, em vários bairros do município e a realização de uma Orquestra Escolar organizada e planejada pelos profissionais dos pólos.
A Música seria iniciada na Educação Infantil e, ao final do Governo, oferecida inclusive ao Ensino Médio, como complemento Educacional ao aluno que pela música se interessasse.
Desta forma, o sistema MUSICAL de Angra dos Reis se auto alimentaria, formando novos Docentes para o processo.